
7_edited.jpg)
GRUPO DE PESQUISA
HISTÓRIA, POLÍTICA E CONTEMPORANEIDADE


O grupo de pesquisa
Este grupo de pesquisa se propõe a estudar as dimensões da política a partir da História, no mundo contemporâneo. Tem como premissas sempre uma questão contemporânea e a busca do enraizamento histórico-temporal, a mediação histórica como forma de investigação do político e dos fenômenos políticos em suas interações com a religião, a mídia, os intelectuais e as questões de memória.
​
O político é referido como o “poder da lei, do Estado e da nação, da igualdade e da justiça, da identidade e da diferença, da cidadania e da civilidade”.
​
Considera-se o político como um “ponto de condensação” que revela-se também por meio da representação, dos sistemas simbólicos, da religião e da política. Esta última, por sua vez, é estudada como atividade relacionada à conquista, ao exercício e à prática do poder.
​
O grupo de pesquisa se dedicará ao estudo de objetos e temas que possibilitem a investigação de trocas, interações, diálogos e imbricações entre o político, a política e as suas expressões em especial nas religiões, nas mídias, entre os intelectuais e nas questões de memória.
​
O grupo contribuirá para a formação de pesquisadores nos níveis de graduação e pós-graduação e agregará investigadores da UFMT e de outras instituições universitárias do Brasil e do Exterior.
​
Promoverá, com frequência, grupos de estudos, reuniões científicas, seminários e publicações, tomando como meios de ação também as diversas formas de interações proporcionadas pelas novas tecnologias de informação e comunicação.